frase1

Oficina da Família | 19/10/2022 | 21:30 | ONLINE

O uso da internet - os videos jogos e as redes sociais - para pais de adolescentes (13 aos 18 anos)

odf video jogos adoles

Por Teodomiro Urbano Pires, psicólogo

Teodomiro Urbano Pires é mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Lisboa. Psicoterapeuta, com formação na Associação Portuguesa de Terapias Cognitivo Comportamental e na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Trabalha há 25 anos na área dos comportamentos aditivos e das dependências, iniciando o seu percurso laboral na Associação Vale de Acór. Atualmente trabalha na Equipa Técnica Especializada de Tratamento de Almada, da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, é assistente convidado no Instituto Piaget de Almada e tem prática clínica privada no Vitamina P (em Lisboa).

Se desejar promover esta Oficina na sua paróquia ou grupo diga-nos aqui através do formulário, que teremos o maior gosto em colaborar.

As inscrições são limitadas a 12 

O que nos levou a pedir esta Oficina da Família? 

Por Marta e Ricardo Hoebeche de Oliveira

Queridos Pais,

Como pais de adolescentes, há muitos temas que ocupam a nossa mente e o nosso coração. Muitos deles estão descritos e comentados por cientistas e psicólogos pois são temas que se repetem de geração em geração. No entanto há um tema em relação ao qual os pais da nossa geração estão às escuras, não só porque é novo, como porque nós próprios não passámos por isso: a relação do adolescente com os jogos online e as redes sociais.

Quantos de nós não temos discussões diárias com os nossos filhos porque estão agarrados ao telemóvel há horas ou não vêm para a mesa porque estão a acabar aquele jogo no computador? Intuitivamente ficamos incomodados ao ver a dependência que parecem ter deste mundo e perguntamo-nos se será nocivo e onde colocar os limites. Será que estamos a dramatizar a situação ao preocuparmo-nos tanto? Será que temos de aceitar que é esta a forma de convívio das novas gerações e que somos nós que não percebemos isso? Como educar os nossos filhos em relação a uma realidade que ocupa quase 100% do seu tempo livre, respeitando ao mesmo tempo a sua individualidade, tão importante nesta fase da vida?

Quando começámos a pensar nas Oficinas da Família para esta faixa etária, este foi um dos primeiros temas que quisémos sugerir. Porque percebemos que surge em quase todas as conversas com outros pais desta faixa etária. Com muita ajuda da equipa do Famílias comVida conseguimos marcar uma sessão com um excelente psicólogo, com longa experiência em comportamentos aditivos. Será já na próxima quarta-feira dia 19, online, e as vagas são poucas para permitir uma conversa franca e útil. Se tiverem interesse, não deixem de se inscrever e lá nos veremos.

Esta Oficina pretende:
    1. Compreender o impacto do uso da Internet no cérebro dos adolescentes;
    2. Conhecer benefícios e riscos do uso da Internet;
    3. Conhecer tipos de uso da Internet nos adolescentes;
    4. Compreender os critérios que caracterizam o uso problemático da Internet;
    5. Explorar possíveis intervenções, por parte dos encarregados de educação, junto dos seus jovens, no âmbito da prevenção de comportamentos de risco relacionados com o uso da Internet. 
As vagas são limitadas a 12 inscrições.

Se desejar promover esta Oficina na sua paróquia ou grupo diga-nos aqui através do formulário, que teremos o maior gosto em colaborar.

 

A família fundada sobre o matrimónio é património da humanidade, constitui um bem grande e sumamente precioso, necessário para a vida, o desenvolvimento e o futuro dos povos.

Papa João Paulo II, 25 Janeiro de 2003