frase1

Encontro de comemoração dos 7 anos Famílias comVida

Muito obrigado pela sua confirmação de presença neste encontro de dia 30/01, às 19h na Paróquia de São Julião da Barra - Oeiras.  A morada é: Av. D. João I - Oeiras - 2780-065

O encontro começa com a Eucaristia às 19:00, na Igreja, e segue depois para o Salão Paroquial onde haverá um brinde de comemoração, a apresentação dos serviços Famílias comVida, e por último teremos as palavras do Senhor Patriarca D. Rui Valério.

Qualquer informação mais estamos à disposição

A equipa do Famílias comVida
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 910 172 948

Comemoração dos 7 anos do Famílias comVida do Patriarcado de Lisboa

FcV Convite comemoracao 7anos 1É com grande alegria e esperança que convidamos os párocos, os sacerdotes e os leigos que estão ao serviço em grupos e serviços pastorais das paróquias e dos movimentos, para comemorarem connosco os 7 anos de caminho percorrido, e, sobretudo, para conhecerem o que as Paróquias podem contar e esperar da Fundação Famílias comVida para o apoio que desejam disponibilizar às famílias da Diocese de Lisboa.

O encontro realizar-se-á na Paróquia de São Julião em Oeiras, a 30 de janeiro de 2024, com início previsto para as 19:00 com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Senhor Patriarca de Lisboa,  D. Rui Valério.

Programa
19:00 Eucaristia
          Acolhimento e brinde
          Apresentação dos serviços e projetos Famílias comVida: caminho percorrido e sonhos para realizar em conjunto
20:15 Palavras do Senhor Patriarca e despedida

A participação é gratuita mas a confirmação de presença é obrigatória, e deve ser feita até dia 24/01 pelo formulário abaixo

Nome (se vier em casal indique o nome do conjuge)*
Inválido

Email*
Inválido

Telm
Inválido

vem como representante de:
Invalid Input

Faz parte da equipa de algum serviço na Paróquia/Vigararia?
Invalid Input

Se sim, indique qual
Invalid Input

Como teve conhecimento deste Encontro?
Invalid Input

* DADOS OBRIGATÓRIOS*
Invalid Input

Recaptcha
Invalid Input

    



 

 

Lisboa: Projeto «Famílias comVida» é uma «loja do cidadão» para o acolhimento, orientação e acompanhamento familiar
6 Fevereiro, 2019 13:00
Patriarcado,

Artigo completo 

Cáritas Diocesana e Instituto das Ciências da Família da UCP desenvolvem um serviço «sempre na tónica de famílias que acompanham outras famílias»

Lisboa, 06 fev 2019 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa tem em ação o projeto ‘Famílias comVida’ dedicado ao “acolhimento, orientação e acompanhamento” de famílias, desenvolvido em parceira com a Cáritas diocesana e o Instituto das Ciências da Família da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

“É preciso ir cultivando a mentalidade para que as famílias não fiquem à espera que o problema chegue ao fim de linha, mas procurem alguém que caminhe com elas e ajude a viver a sua vocação matrimonial e familiar”, disse o diretor do Setor da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o padre Rui Pedro Carvalho explicou que o projeto se destina a “todas as famílias” que, por exemplo, procuram “crescer na relação”, na educação dos filhos, sendo uma espécie de “loja do cidadão” que encaminha para as diversas respostas que existem na diocese.

O Projeto «Famílias comVida» surge em parceria com a Cáritas Diocesana de Lisboa e o Instituto das Ciências da Família da UCP.

pastoral familia 300x200A coordenadora-geral da Cáritas de Lisboa explica que a instituição “acompanha muitas famílias” e vai percebendo que, para além “da intervenção em momentos de crise”, é preciso e faz parte da sua missão “agir ainda a montante dos problemas”.

“Tentarmos respostas que permitam atuar antes dos problemas se manifestarem e tentar fortalecer e ajudar a vencer desafios”, afirmou Ana Catarina Calado, realçando que “só fazia sentido” se se juntassem “com quem trabalhasse com as famílias”.

Já Helena Rebelo Pinto, coordenadora do Instituto das Ciências da Família, referiu que era útil estarem envolvidos “na preparação e administração de formação específica” das pessoas que vão integrar o projeto ‘Famílias comVida’.

“A boa vontade não é suficiente sobretudo pelas especificidades que os problemas familiares têm: as mudanças que assistimos, grandes processos de adaptação, exigem conhecimento aprofundado”, acrescenta a psicóloga.

 O primeiro ponto de acolhimento ‘Famílias comVida’ foi inaugurado formalmente na Paróquia do Parque das Nações, 8 de novembro 2018, e, atualmente, está a decorrer a segunda edição da ação formação destes agentes pastorais, que é certificada.

Segundo Ana Catarina Calado, perceberam ao longo do tempo que “era importante estes formandos terem conhecimento certificado”, porque “não é possível fazer isto com amadorismo”.

Já a coordenadora do Instituto das Ciências da Família da UCP realça que os grupos “não vão substituir-se aos técnicos especializados”, mas vão fazer acolhimento das famílias, os “seus pares” e “ajudar as famílias a crescer e resolver problemas” através da experiência enriquecida com formação especializada.

Helena Rebelo Pinto destacou também a importância de um trabalho que “deve ser feito pelo bem-estar das pessoas nas suas próprias comunidades”, uma vez que a família é um “dos seus núcleos fundamentais”.

A rede de recursos do Patriarcado de Lisboa é constituída por assistentes sociais, psicólogos, juristas, terapeutas da família, orientadores familiares, que fazem parte da equipa de intervenção para onde podem ser encaminhadas as famílias na procura de respostas.

“Sempre na tónica de famílias que acompanham outras famílias”, assinala o diretor do Setor da Pastoral Familiar, realçando que o “objetivo” do projeto ‘Famílias comVida’ “é chegar a todos os lugares da diocese”, e, naturalmente, que as pessoas de outras dioceses que “quiserem ser ajudadas são bem-vindas”.

Veja aqui o video da entrevista com o Padre Rui Pedro, Ana Catarina Calado (FFcVida) e Helena Rebelo Pinto (UCP)

 

Famílias comVida na Imprensa